segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CONSCIÊNCIA CORPORAL NA PREVENÇÃO DE LESÕES EM INSTRUMENTISTAS



Foi feito um estudo sobre as lesões por esforços repetitivos (LER) como principal causa de sofrimento para instrumentistas.

E como essas lesões podem ser prevenidas para um melhor resultado nas ações instrumentais.

Na visão das ciências medicas os especialistas nesses tipos de doenças musculoesqueléticas consideram as LER como um processo inflamatório que acomete os tendões, músculos e nervos que se atritam durante a realização de tarefas específicas e que envolvam a repetição de movimentos. Sob a visão das ciências humanas, sociólogos e psicólogos acreditam que as LER sejam a causa principal da manifestação física das angústias vividas em nossa sociedade conturbada.

Não é apenas o fato de repetição de movimentos que causam esses tipos de doenças,muitas vezes a pressão psicológica fora do limite,produzida por exemplo por prazos estabelecidos,o ambiente hostil,a expectativa de enfrentamento artístico e outros,podem influenciar no aparecimento de doenças que na maioria das vezes é percebida através de dores.

O número de músicos, principalmente os pianistas, com tendinite no Brasil, é bem considerável. É importante que o instrumentista conheça seu corpo e saiba observar o que está sentindo para que possa identificar o início de possíveis lesões.Para isso é necessário práticas que fortaleçam e habilitem a musculatura para que haja um melhor funcionamento na hora de tocar o instrumento.

É de extrema importância que o instrumentista conheça as principais estruturas anatômicas que estão envolvidas nos movimentos para que fiquem conscientes dos limites estruturais do seu corpo.

Nesse estudo possui as atividades complementares que são melhores e mais indicadas para a prevenção de lesões.

Por exemplo,a Acupuntura,o Shiatsu,a Yôga,o Tai Chi Chuan e a Técnica de Alexander.Propostas de exercícios que fazem parte da prevenção,no caso os exercícios de alongamento são os mais indicados.

E com isso os instrumentistas poderão executar seus instrumentos com pouco trabalho de compensação muscular e prevenir qualquer lesão relacionada aos movimentos mecânicos e repetitivos.

Referência:

http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/poster_pratic_interpret/poster_pratint_AGoncalves.pdf - Associação Nacional de Pesquisa e Pós – Graduação em Música

Outros artigos relacionados:

http://www.revistas.ufg.br/index.php/musica/article/viewFile/1578/1542

http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2008/RN%2016%2004/Pages%20from%20neuro-16.4-web%5B10%5D.pdf


Postado por: Bárbara de Siqueira, Lilian Santos, Michelle Bruna, Natália Campelo e Thalita Vieira.

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